Os jardins da Avenida Central, em Braga, voltaram a ser palco daquele que é o «maior festival do país dedicado aos vinhos verdes». A iniciativa, promovida pela Associação Empresarial de Braga (AEB) e pelo Município de Braga, contou com a visita de «mais de 50 mil pessoas», tendo sido servidos «mais de 40 mil copos de vinho verde», ajudando a escoar, juntamente com a venda de garrafas, «mais de 20 mil garrafas de vinho verde».
Em nota publicada nos site oficial, a AEB revela que «durante os três dias, contabilizando as vendas do vinho e da comida, as contas apontam para um impacto económico superior a 250 mil euros».
«É um impacto económico muito interessante para a cidade. Multiplicámos o número de senhas vendidas e tivemos a passar pelo espaço bem mais de 50 mil pessoas. Penso que não há muito a dizer e os números são esclarecedores. Sem dúvida que temos de considerar que esta edição de 2023 do Vinho Verde Fest se pautou por um enorme sucesso», salientou Daniel Vilaça, Presidente da AEB.
Os números que se registaram nos três dias do “Vinho Verde Fest 2023” não se ficaram pelo espaço que acolheu o evento.
«Apontamos para um impacto económico superior aos 250 mil euros. É muito para um certame e estou a falar de impacto directo aqui no evento, porque se formos a pensar em todo o impacto indirecto do mesmo, toda a restauração e comércio aqui à volta acabaram por tirar partido desta afluência brutal», acrescentou Daniel Vilaça.
A 10.ª edição juntou o vinho verde da região à gastronomia de rua. No total, o “Vinho Verde Fest’23” contou com a participação de 31 expositores de vinho verde e 12 stands de street food.
Para além da gastronomia, o evento apresentou um «diversificado programa de animação com showcookings, provas de vinhos, conversas e muita música».