A CIM do Ave recebeu esta terça-feira o Ministro das Infraestruturas, João Galamba, e o Secretário de Estado das Infraestruturas, Frederico Francisco, para uma reunião com os oito Municípios que integram a referida CIM.
Na reunião, o Presidente da CIM do Ave, Domingos Bragança, defendeu «investimentos estruturantes para a coesão territorial do Ave», designadamente, a «ligação do território à rede ferroviária de alta velocidade, bem como a concretização da Via do Ave, que permitiria ligar os municípios do médio e do alto Ave».
Os autarcas da CIM do Ave, defenderam, ainda, a «necessidade de uma série de investimentos nas infraestruturas rodoviárias que atravessam os diferentes concelhos do Ave e que se encontram sob responsabilidade das Infraestruturas de Portugal, I.P.», assim como a «necessidade de investimento na ferrovia, designadamente na linha que liga Guimarães e Vizela ao Porto».
A ligação em BRT de Guimarães a Braga e a ligação, igualmente por esta modalidade, entre os Municípios do Quadrilátero, esteve também em debate nesta reunião.
Foi «consensual» a «importância da mobilidade no fortalecimento da coesão territorial no Ave e o empenho de todos (CIM do Ave, Câmaras Municipais, Governo) nesta matéria», pode ainda ler-se em nota enviada.