Foi com muita adesão popular, com concertinas, porco no espeto e a atuação do artista popular Jorge Loureiro que a freguesia de Cabanelas, Vila Verde, celebrou o ‘Dia da Freguesia’, este sábado. A tarde e noite foram de muita animação, com representação das coletividades locais, e houve ainda tempo para ‘cantar os parabéns à freguesia’.
A iniciativa, realizada pelo segundo ano consecutivo, foi organizada pela junta de freguesia e decorreu numa zona contígua à escola do 1º ciclo e JI local.
A HISTÓRIA DA FREGUESIA
De acordo com dados disponíveis, a referência à freguesia de Cabanelas remonta até antes do início da fundação do reino de Portugal, em 1143. É de 1108 o documento escrito, referente a uma troca feita por Dona Maria Nunes, de haveres que tinha na “villa vocábulo Sancta Eolalia de Cabanelas”.
Pertenceu ao concelho de Prado, após a extinção deste concelho, por decreto de 24 de Outubro de 1855, passou para o concelho de Vila Verde. A paróquia de Santa Eulália de Cabanelas era abadia da apresentação dos condes de Prado (Marqueses de Minas) no termo da Vila de Prado.
A abadia de Cabanelas apresentava o vigário de São Gens de Macarome (freguesia até à extinção do concelho de Prado em 1855) e que tinha na época 30 fogos. A paróquia de São Gens de Macarome, actualmente extinta, foi anexada à paróquia de Santa Eulália de Cabanelas.
Antes de Cabanelas ter pertencido à apresentação dos condes do Prado, era do padroeiro real.
ovilaverdense@gmail.com