O artesão barcelense Luís Gonzaga Coelho foi distinguido com o ‘Prémio Carreira 2023’, na última noite, durante a Gala de Encerramento da 40ª Mostra de Artesanato e Cerâmica de Barcelos, certame que decorreu nos últimos dias, no parque da cidade. O homenageado é uma das referências do concelho e do país na elaboração do tradicional ‘figurado’.
Foi uma noite de homenagem, distinção e reconhecimento aos artesãos do concelho. Na categoria “Revelação”, Pedro Macedo venceu o prémio na categoria artesanato contemporâneo, enquanto Daniel Alonso arrecadou o prémio revelação artesanato tradicional.
A homenagem, distinção e reconhecimento aos artesãos do concelho marcou o último dia da 40.ª Mostra Nacional de Artesanato e Cerâmica de Barcelos. Na habitual Gala, que decorreu ontem à noite no Parque da Cidade, Luís Gonzaga Coelho foi distinguido com o “Prémio Carreira 2023”, pela sua vida dedicada ao Figurado.
No que respeita à distinção do Prémio Inovação, o 1.º lugar coube a Cristiana Sá (Pasta de Papel), na 2.ª posição ficou Mina Gallos (Figurado) e o 3.º posto foi para o artesão Testa (Ferro).
Na edição deste ano, estiveram também em destaque os Irmãos Baraça, que arrecadaram o Prémio Melhor Stand, seguidos da TerradoGallo, no segundo lugar, e E.F. na 3.ª posição.
Num recinto lotado, e com a participação da Orquestra Jovem de Barcelos, dirigida pelo Maestro Alfredo Macedo, a Gala de Artesanato 2023 prestou homenagem, a título póstumo, à artesã Maria Inês Ferreira (Bordado de Crivo), que faleceu no ano passado.
ovilaverdense@gmail.com