A Direcção-Geral da Saúde (DGS) recomendou, esta quarta-feira, que os grupos de cidadãos mais vulneráveis, como crianças e idosos, permaneçam em casa tendo em conta as poeiras, oriundas do Norte de África, que estão a atravessar Portugal Continental e a afectar a qualidade do ar.
Segundo a DGS, “este poluente (partículas inaláveis – PM10) tem efeitos na saúde humana”, o que é particularmente sentido na população mais sensível: crianças, idosos e doentes com problemas respiratórios crónicos, como asma, ou doentes do foro cardiovascular.
O organismo de saúde pública recomenda a estes grupos de cidadãos que permaneçam no interior dos edifícios e, se possível, com as janelas fechadas.
Os doentes crónicos devem manter os tratamentos médicos em curso e em caso de agravamento dos sintomas devem contactar a Linha Saúde 24 (808 24 24 24) ou recorrer a um serviço de saúde.
A DGS refere ainda que a população em geral deve evitar esforços prolongados, limitar a actividade física ao ar livre e evitar a exposição de risco, como fumo do tabaco e o contacto com produtos irritantes.