A população da Ribeira do Neiva anda em sobressalto devido aos repetidos atos de vandalismo, intimidação e violência naquela zona norte do concelho. Esta noite/madrugada, há a registar mais um caso de estragos avultados provocados numa viatura, com requintes de ‘malvadez’, em Duas Igrejas. As autoridades têm sido alertadas e já terão sido apontados os responsáveis, mas ainda nada foi feito.
O proprietário de uma viatura ficou incrédulo com os estragos provocados à porta de casa (ver galeria de fotos). «Claramente para intimidar e não para roubar», refere a vítima, ao jornal ‘O Vilaverdense’, que já apresentou queixa na GNR. Aliás, vai mais longe: «eu sou mais uma vítima de entre muitas outras que têm sido importunados nos últimos tempos».
Tem-se gerado um ambiente tenso e de medo entre a população, que evita o contato social com um grupo (família) instalada naquela zona, uma vez que «são provocadores, violentos e vingativos», aponta um outro popular ouvido pelo jornal ’O Vilaverdense’.
GNR ‘IMPOTENTE’
O aumento da violência, muitas vezes com base na provocação e intimidação, começa a gerar uma onda de medo e de mal-estar social na Ribeira do Neiva, tradicionalmente uma zona seguro, pacífica e de boas relações sociais.
Os sucessivos casos de vandalismo, intimidação e violência física têm sido reportados à GNR, mas esta parece estar ‘impotente’. «Nós apresentamos queixa, apontamos os responsáveis, mas não tem existido grande reação», queixa-se um outro popular da Ribeira do Neiva.
E deixa uma certeza: «se não agirem, vamos ter que fazer justiça de outra forma».
ovilaverdense@gmail.com