O Arcebispo de Braga, D. José Cordeiro, preside este sábado às cerimónias de inauguração do Centro de Escuta e do Centro Interpretativo da Paróquia de São Bartolomeu de Tadim, do Arciprestado de Braga.
Esta última obra, o Centro Interpretativo, foi financiada pelo Orçamento Participativo da Câmara Municipal de Braga, que também se associa à iniciativa, marcando também presença o presidente da autarquia, Ricardo Rio.
Realizada no âmbito do projeto “Arte por Tadim”, do Orçamento Participativo de Braga de 2018, a paróquia construiu «um vestíbulo principal de acesso com dupla altura, encimado por cúpula com iluminação zenital, que liga o exterior diretamente com a igreja. Construiu-se também a sala de espera e o Centro de Escuta, assim como, a sacristia, Centro Interpretativo e o cartório paroquial», refere um comunicado da paróquia.
Acrescenta que «o projeto tem uma zona museológica composta por um espólio de arte sacra, em especial alfaias litúrgicas e imagens religiosas policromadas dos séculos XVIII a XX, bem como um conjunto de peças arqueológicas e artefactos etnográficos relacionados com as atividades da comunidade de Tadim. É um pedaço da história de Tadim, que tem por objetivo o despertar e enquadrar as camadas jovens na história dos seus antepassados, e, conhecendo o passado, possam ter uma formação cultural mais sólida e colaborem na preservação desse mesmo património», salienta a nota de imprensa.
Em paralelo, foi construído um Centro de Escuta, destinado a acolher «pessoas que atravessem momentos difíceis, como doenças, solidão, conflitos familiares ou crises de fé». A paróquia vinca que o Centro de Escuta «será um Gabinete de Escuta para acolher e ouvir as pessoas em situação de maior sofrimento ou necessidade».
A inauguração dos novos equipamentos da Paróquia de Tadim insere-se nas festividades de São Bartolomeu e Santo António, que se realizam em Tadim nos dias 26 e 27 de agosto.
ovilaverdense@gmail.com