A FIFA anunciou neste sábado a decisão de suspender Luis Rubiales do cargo de presidente da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF), na sequência dos incidentes registados na final do Campeonato do Mundo feminino, conquistado pelas espanholas, no passado domingo. A suspensão provisória, por 90 dias, abrange «todas as atividades relacionadas com futebol a nível nacional e internacional». A suspensão é imediata.
O organismo máximo do futebol mundial defende que Rubiales deve «abster-se, mediante ele próprio ou de terceiros, de contactar ou tentar contactar» Jenni Hermoso ou «os seus mais próximos».
A decisão do Comité Disciplinar da FIFA já foi comunicada a Rubiales, ao sindicato das jogadoras e à UEFA.
O organismo esclarece ainda que «não fornecerá mais informações sobre este procedimento disciplinar até que uma decisão final seja tomada».
Já este sábado, a Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) emitiu um longo comunicado a reconstituir, com base em imagens, os instantes que antecederam o polémico beijo na boca de Luis Rubiales a Jenni Hermoso, defendendo que Rubiales «não mentiu».
A nota pretende confirmar as declarações proferidas ontem pelo dirigente, que assegurou, na assembleia geral extraordinária da RFEF, que o beijo foi «espontâneo, mútuo e consentido». Uma posição, de imediato, refutada pelas atletas.
Aliás, as atletas recusam-se a jogar enquanto Rubiales não sair da Real Federação Espanhola de Futebol.
ovilaverdense@gmail.com