O canoísta bracarense Emanuel Silva lamenta o apuramento falhado para os Jogos Olímpicos de Paris 2024 em K4 500m durante os mundiais de Duisbugo, Alemanha. Na sua página e Facebook, refere que «é um resultado muito difícil de digerir» e coloca mesmo a hipótese de «colocar um ponto final na carreira».
Lamenta, contudo, os planos definidos: «Para a Federação Portuguesa de Canoagem e para o técnico nacional, alegadamente, este era o plano A. O tempo e as circunstâncias demonstraram que não».
Assinala mesmo que «Senti – e provei – que estava no meu melhor momento de forma quando fui 2.º no campeonato nacional de fundo e 4.º na competição de acesso à equipa nacional, as duas competições mais importantes do calendário nacional».
Apesar de tudo, realça que o ‘falhanço’ é «mitigado pelos títulos alcançados pelos meus colegas em K1 e K2, que aproveito para congratular pelos feitos alcançados».
Lembra, entretanto, que «nos Jogos Olímpicos do Rio 2016, Portugal fez 5.º em K1; 4.º em K2 e 6.º em K4; nos Jogos Olímpicos de Tokyo 2020, 3.º em K1 e 8.º em K4;
no apuramento de K4 para os próximos Jogos, Portugal não passou sequer da semi-final».
E coloca a hipótese de colocar um ponto final na carreira. «Se será o ponto final na minha carreira ou se lutarei por 1 das 3 vagas que existem… o tempo dirá. Agora é momento para descansar e compensar a minha família».
OVILAVERDENSE@GMAIL.COM