Vítor Rodrigues é o substituto de Bárbara Barros que esta semana cessou as funções de vereadora da CDU na Câmara Municipal de Braga, informou este sábado aquela coligação.
Segundo nota à imprensa, a comunista Bárbara Barros deixa a vereação “por razões pessoais”, mas “manterá importantes responsabilidades no trabalho do PCP no concelho e na região de Braga”.
Vítor Rodrigues, número dois da coligação PCP/PEV, de 43 anos, já tinha por diversas vezes substituído a vereadora em reuniões de Executivo.
Residente na freguesia de S. Victor, Vítor Rodrigues é Mestre em Engenharia Agronómica e Pós-graduado em Alterações Climáticas e Políticas de Desenvolvimento Sustentável. É membro da Direcção da Confederação Nacional da Agricultura e do Comité Coordenador da ECVC – Coordenadora Europeia Via Campesina.
Foi dirigente associativo no ensino superior e participou em vários órgãos de gestão no Instituto Superior de Agronomia e na Universidade Técnica de Lisboa. Foi membro da Comissão Política da Direcção Nacional da Juventude Comunista Portuguesa.
Integra a Comissão Concelhia de Braga e a Direcção da Organização Regional de Braga (DORB) do PCP. No mandato actual, tem exercido a função de vereador em regime de substituição.
Na nota, a CDU assegura que “foi, é e continuará a ser a força alternativa no município, a força portadora de um projecto autárquico único e distintivo que responde à aspiração de afirmação e concretização de um concelho mais justo, mais solidário, onde o espaço e o interesse públicos assumam o principal papel da governação local”.
“A CDU continuará a fazer a diferença em Braga na defesa do poder local democrático, de melhores serviços públicos, do direito à habitação e de uma vida melhor”, acrescenta, adiantando que Vítor Rodrigues visita a União das Freguesias de Merelim S. Paio, Panóias e Parada de Tibães no próximo dia 16.