Guimarães dinamiza, entre sexta-feira e domingo próximos, mais uma Green Week, iniciativa totalmente dedicada à sensibilização ambiental e à sustentabilidade, organizada pelo Laboratório da Paisagem e pelo Município de Guimarães. Carolina Deslandes e 200 drones vão fazer a abertura do evento da ‘cidade berço’ em defesa da candidatura a Capital Verde Europeia 2025.
A segunda edição do evento, que decorre até domingo, 17 de setembro, inicia-se com a conferência “As Cidades e a Ação Climática”, às 15h00, no palco Green Week.
A mesa-redonda, moderada pela apresentadora Catarina Furtado, contará com a participação de Duarte Cordeiro (ministro do Ambiente e Ação Climática), Domingos Bragança (presidente da Câmara Municipal de Guimarães), António Cunha (presidente da CCDR-N) e José Manuel Ribeiro (membro do Comité das Regiões da União Europeia).
Seguir-se-ão dois dos momentos mais aguardados da programação, um espetáculo com 200 drones – o maior já realizado em Portugal – e o concerto de Carolina Deslandes, às 22h00 e às 22h30, respetivamente.
Ao longo de três dias, a Alameda de São Dâmaso vai receber mais de cinco dezenas de atividades, com o intuito de levar os vimaranenses às ruas para descobrir mais sobre a causa ambiental. Conferências, concertos e atividades para toda a família são algumas das sugestões de uma programação que reflete o compromisso com a educação dos cidadãos para as temáticas da sustentabilidade.
Recorde-se que Guimarães está a ultimar a sua presença para defender a candidatura a Capital Verde Europeia 2025. A entrega da distinção acontece a 5 de outubro, em Tallinn, sendo Guimarães uma das três finalistas, a par de Graz (Áustria) e Vilnius (Lituânia).
Programação disponível aqui: https://labpaisagem.pt/noticia/programa-da-green-week-guimaraes-2023/
ovilaverdense@gmail.com