Cerca de mil antigos estudantes da Universidade do Minho juntaram-se no fim-de-semana para o Encontro Caixa Alumni, que vestiu de gala o Multiusos de Guimarães.
A oitava edição da iniciativa incluiu a atuação do artista Luís Represas, bem como do cantor folk Pedro Melo e do DJ Vivax.
Houve ainda cocktail, showcooking do chef António Loureiro, projecções multimédia, área de selfies, ilhas de degustação de ex-alunos (Baldi, Bira dos Namorados, Cerveja Letra, Corriqueijo, Groselha-espim, Méze, Porta Nova), jantar volante e prémios.
A edição teve o lema “São mil asas numa asa”, um verso do hino da academia, que representa a UMinho como elo dos que por ela passaram nos seus quase 50 anos.
“Temos cerca de 21 mil alunos, mil professores, 400 investigadores e mil técnicos administrativos e de gestão, mas a UMinho é também devedora do trabalho, inteligência, compromisso e criatividade dos antigos estudantes”, disse o reitor, Rui Vieira de Castro.
Luís Represas trouxe 11 canções, que aludiram no início e no fim à era do grupo Trovante (1976-92). Pelo meio não faltaram clássicos como “Feiticeira” (evocando o recém-falecido coautor Pablo Milanés), “Da próxima vez” (em coro), “Perdidamente” (e o público de mãos no ar) ou “Foi como foi” (já com comboio humano pela plateia).