REGIÃO

REGIÃO -

PSD felicita Câmara de Guimarães pela classificação da zona de Couros como património mundial da UNESCO

O PSD de Guimarães felicitou a Câmara PS e o trabalho desenvolvido que levou à classificação da zona de Couros como Património Mundial da UNESCO, “motivo de alegria e orgulho para todos os vimaranenses”.

“O presidente do PSD-Guimarães, Ricardo Araújo, expressa a sua felicitação à Câmara Municipal de Guimarães, na pessoa do seu presidente, Domingos Bragança, pela classificação da zona de Couros como Património Mundial”, refere o PSD local, em comunicado.

O Comité do Património Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO, na sigla em inglês) aprovou, durante a 45.ª Sessão Alargada do Comité do Património Mundial, que decorreu em Riade, na Arábia Saudita, a ampliação da zona classificada de Guimarães.

“A inscrição da zona de Couros como Património Mundial da UNESCO constitui um enorme motivo de alegria e orgulho para todos os vimaranenses, sendo um merecido e justo reconhecimento pelo trabalho desenvolvido em prol da valorização do nosso património histórico e cultural ao longo dos últimos anos”, considera o líder social-democrata.

Ricardo Araújo endereça os parabéns “a todos quantos ao longo dos anos emprestaram o seu melhor contributo para que a zona de Couros pudesse ser agora reconhecida como Património Mundial da UNESCO”, destacando a papel do atual presidente do município, Domingos Bragança (PS), “e o valioso trabalho do chefe da Divisão do Património Mundial e Bens Classificados, arquiteto Ricardo Rodrigues”.

Para o presidente do PSD de Guimarães, o reconhecimento e a classificação atribuída à zona de Couros “deve encher todos os vimaranenses de alegria e de orgulho, mas também de acrescida responsabilidade na preservação e valorização de um bem patrimonial de enorme valor e relevância para Guimarães, que tem de continuar a ser acarinhado e valorizado em permanência por todos”.

“Esta classificação traduz também um importante impulso e contributo para a afirmação turística de Guimarães no país, na Europa e no mundo que nos deve orgulhar e responsabilizar, reclamando um redobrado esforço para dar um novo e mais amplo sentido à leitura do Centro Histórico de Guimarães, classificado pela UNESCO, desde 2001”, sublinha Ricardo Araújo.

Na rede social X (antigo Twitter), o ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, também se congratulou com a classificação da zona de Couros como Património Mundial, “ampliando assim a zona classificada em Guimarães”.

O ministro acrescenta que este reconhecimento “reafirma o valor do património cultural” do país.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE