Está já em funcionamento o “School Bus”, que, de forma segura, liga as quatro principais entradas de Braga (Av. Robert Smith, Maximinos, Variante do Fojo e Estádio Municipal) às respectivas escolas através de autocarro. O serviço abrange o Ensino Básico em seis escolas centrais da cidade: Escola Básica 2,3 Francisco Sanches, Escola Básica 2/3 André Soares, Colégio D. Diogo de Sousa, Colégio Leonardo Da Vinci, Colégio Teresiano e Conservatório de Música Calouste Gulbenkian.
“Nestas duas semanas de funcionamento o School Bus tem registado uma adesão bastante satisfatória, com cerca de 200 crianças a serem transportadas diariamente por este serviço até ao seu estabelecimento escolar, o que representa uma ´poupança´ superior a uma centena de automóveis no centro da cidade, evitando cerca de duas centenas de deslocações”, refere a autarquia em nota à imprensa, acrescentando que a “expectativa é que o número de crianças a utilizar este serviço continue a crescer”.
‘KISS AND GO’
Nos casos em que as crianças são muito pequenas para utilizarem o School Bus e noutros locais esporádicos em que é inevitável o uso do carro, o município está a implementar o ´Kiss and Go´, projecto que consiste na reserva de lugares de paragem de automóveis destinados unicamente à tomada e largada de crianças.
A paragem deve ter a duração máxima de um minuto, pelo que as crianças devem ter a capacidade para, nesse breve período temporal, saírem do automóvel com os seus pertences, sem que o condutor desligue o motor, garantindo a reserva do lugar para o veículo seguinte.
Estes lugares estão devidamente sinalizados e pintados de azul para que surtam maior efeito nos automobilistas e seja bem perceptível a sua função, apelando ao cumprimento das condicionantes destes lugares e fazendo com que sejam tirados os benefícios a que se destinam. A introdução destes lugares é combinada com a implementação nessas zonas medidas de acalmia de tráfego e definição de zonas 30 (velocidade máxima de 30Km/h).
Por cada cinco lugares demarcados, cumprindo-se o tempo estipulado de um minuto, garante-se o acesso a cerca de 50 automóveis em cada 10 minutos aumentando o fluxo de trânsito e a segurança rodoviária junto das escolas.
Numa primeira fase, o Kiss and Go está implementado no Largo S. João do Souto, Rua do Taxa, na Avenida Central e na Praceta André Soares, abrangendo o Colégio D. Diogo de Sousa, o Colégio Leonardo Da Vinci, a Escola Carlos Amarante, a Creche de Braga, a Escola EB1 de S. João do Souto, a Escola EB2/3 Francisco Sanches, o Externato Paulo VI, o Colégio D. Pedro V e a Escola Básica André Soares.
PROJECTOS ‘FUNDAMENTAIS’
De acordo com o vereador Miguel Bandeira, estes projectos são “fundamentais” para se atingir a meta da descarbonização e para estimular a adopção de outros modos de transporte.
“A mobilidade na zona consolidada da cidade, em horas de ponta, está claramente implicada com o acesso às Escolas e com os horários das mesmas. Por esse motivo tem de existir um compromisso de todos onde a segurança da criança esteja em primeiro lugar e a prioridade seja dada ao transporte público e à circulação pedonal”, defende Bandeira.
Os critérios de selecção das escolas para esta primeira fase, relativamente ao School Bus e ao Kiss and Go, assentaram na sua centralidade e na intensidade com que afectam o tráfego na sua envolvente.
Relembre-se que o School Bus é um dos projectos inseridos no BUIL – Laboratórios Urbanos para a Descarbonização, financiado pelo Fundo Ambiental. Já o Kiss and Go nasce de um conceito internacional adoptado por várias cidades com impacto positivo.