As memórias, as histórias, os momentos mais marcantes ou os simples episódios do dia-a-dia dos mais de 50 anos de vida do Grupo Cénico de Arentim estão agora disponíveis num conjunto de cinco ‘photo-conversas’ que vão ser apresentadas ao público no sábado, 30 de Setembro, a partir das 18h00, na Junta de Freguesia de Arentim.
A iniciativa intitulada ‘Memoratório… do popular Grupo Cénico de Arentim’ está inserida no programa do Descentrar, que vai levar este fim-de-semana, teatro e música à União de Freguesias de Arentim e Cunha.
O ‘Memoratório… do popular Grupo Cénico de Arentim’ é a continuação de um projecto promovido pelo Município de Braga em parceria com a Confederação – colectivo de investigação teatral e o Grupo Cénico de Arentim, e que foi alvo co-financiamento no âmbito do Programa Operacional Norte 2020, Portugal 2020 e do Fundo Social Europeu.
Este Memoratório é um encontro com Arentim, uma das 62 freguesias que compõem o concelho de Braga, confinando a sul e a ocidente com os concelhos de Vila Nova de Famalicão e Barcelos.
Situa-se no vale do rio Este e está dividida em 18 lugares cuja toponímia nos remete para uma geografia humana marcada pela agricultura. E foi aqui, por entre leiras, que se fez e se faz quotidianamente o Grupo Cénico de Arentim.
As ‘photo-conversas’ surgiram após longos falatórios e de um mergulho nos espólios fotográficos e fílmicos, pessoais e colectivos. Decorreu ao longo do ano de 2022, na busca pelas histórias deste lugar e das suas gentes.
O Grupo Cénico de Arentim foi fundado no ano de 1968 pelas mãos de Alcino Pinto Faria, mantendo-se em actividade até aos nossos dias.