REGIÃO

REGIÃO -

Antigos alunos do IPVC chegam à Paris Design Week

Antigos alunos do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) marcaram presença na Paris Design Week, com o seu projeto Gir Gir.

Gir Gir nasceu do trabalho de dois antigos alunos da licenciatura em Design do Produto, do IPVC, Ana Rita Pires e André Teoman, aos quais se juntaram mais dois jovens, Ângela Costa Leal e Filipe Meira.

Estes jovens viram na formação e experiência, diversificada de cada um, a forma de unir conhecimento e avançar para o terreno, focados em questões como a sustentabilidade, a reutilização, a redefinição, o reaproveitamento e a circularidade.

Internacionalizaram o projecto, que surgiu há menos de um ano, marcando presença na Paris Design Week, com Honey, uma colecção que aposta nos desperdícios negligenciados da indústria do mármore.

A “marca” apresenta-se como “um colectivo alimentado pela criatividade, unido por um propósito e dedicado a redefinir as possibilidades do design sustentável”.

Em parceria com a Stone Dark, empresa vianense, Gir Gir viu nos resíduos de mármore desperdiçados uma forma de reaproveitamento. “Ao mostrarmos o potencial das sobras industriais, procuramos inspirar indústrias e indivíduos a olhar para o desperdício de outra forma e a transformá-lo num recurso valioso”, explica Ana Rita Pires.

André Teoman reforça: “Já tínhamos a ideia de criar uma marca e desenvolver produtos com resíduos da indústria. O que poderia ser um problema para a indústria e a sociedade em geral acaba por ser uma solução para nós. E uma solução pensada de forma criativa e também apostada em levantar questões. O que é ou não lixo? O que é ou não belo? Esta é a base de Gir Gir”.

A Coleção Honey é composta por peças como mesas de apoio ou de centro, candelabros ou espelhos. “Começámos por peças mais pequenas e, por isso, mais fáceis de transportar. Nesta primeira coleção, quisemos assumir o material, ou seja, as nossas peças mostram não só o mármore, mas o restante material, como o alumínio, e temos tido um ótimo feedback. Na verdade, ao revelarmos todo o material usado em cada peça, estamos a contar a história por detrás de cada delas”, descreve, ainda, Ana Rita Pires.

Depois de Paris, os jovens vão voar para o Dubai, já no mês de Novembro.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE