O Comando Territorial de Braga da GNR deteve 28 pessoas entre os dias 20 e 26 de julho, no âmbito das ações de prevenção e combate à criminalidade, fiscalização rodoviária e controlo contraordenacional realizadas em todo o distrito.
Segundo o balanço divulgado pela força de segurança, entre as detenções efetuadas destacam-se 16 por condução sob o efeito do álcool e seis por condução sem habilitação legal.
No que respeita à fiscalização rodoviária, a GNR detetou 479 infrações, sendo as mais frequentes a falta de inspeção periódica obrigatória (118), o excesso de velocidade (51), a condução com taxa de álcool superior ao permitido por lei (35) e a falta de seguro de responsabilidade civil (30).
Foram ainda registadas 26 infrações por utilização indevida do telemóvel durante a condução, 23 por estacionamento irregular, outras 23 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança ou de sistemas de retenção para crianças, 17 relacionadas com deficiências na iluminação ou sinalização dos veículos e 12 por infrações à legislação relativa aos tacógrafos.
Durante o mesmo período, a GNR contabilizou 168 acidentes de viação no distrito de Braga, dos quais resultaram uma vítima mortal, sete feridos graves e 56 feridos ligeiros.
No âmbito da fiscalização geral, foram ainda levantados 49 autos de contraordenação, dos quais 21 por infrações à legislação policial, 18 por incumprimento da legislação de proteção da natureza e do ambiente e 10 por consumo de estupefacientes.



