O concelho de Vila Verde acolhe, este sábado, a abertura regional do novo ano escutista, que congrega escuteiros de todos os agrupamentos da região de Braga. Uma das actividades será a realização de um “mega lenço dos namorados”, ícone identitário do território vilaverdense.
Durante a manhã, a Câmara Municipal acolheu uma sessão protocolar de arranque do evento, onde a presidente da autarquia, Júlia Fernandes, garantiu que o concelho está “de braços abertos” para acolher a iniciativa.
“Durante a tarde teremos um momento único, em que cada um dos grupos de escuteiros vai fazer um lenço dos namorados, que depois dará origem a um mega lenço com a ajuda de duas costureiras que estarão ‘in loco’ a unir todos os pedaços”, disse a autarca.
Estaão presentes escuteiros dos nove núcleos: Barcelos, Braga, Cego do Maio, Fafe, Guimarães, Póvoa de Lanhoso, Vieira do Minho, Vila Nova de Famalicão e Vila Verde.
«Neste início do segundo centenário do Corpo Nacional de Escutas, queremos perpetuar a mensagem que o Papa Francisco deixou aos nossos jovens. Queremos incentivar os nossos escuteiros a substituir os medos pelos sonhos. A arriscarem. A não terem medo. A aceitarem as suas fragilidades», refere a organização.
A partir das 14h00, a Praça de Santo António recebe uma celebração de abertura, que antecede as actividades (15h00). Para as 17h30 está marcada a celebração de envio final. O evento termina às 19h00.
A iniciativa será transmitida online, através da conta de Facebook CNE – Região de Braga (AQUI).