Mais de um milhar de jovens escuteiros agitaram Vila Verde este sábado, na abertura regional do novo ano escutista. Uma ação que congregou escuteiros de todos os agrupamentos da região de Braga e que ficou marcada pela produção, ao vivo, de um “mega lenço dos namorados”, ícone identitário do território vilaverdense.
A tarde ficou marcada pela participação e interação em diversas atividades lúdicas e recreativas. O momento mais marcante foi a produção de um lenço dos namorados de cada um dos grupos de escuteiros participantes, que depois deu origem a um mega lenço com a ajuda de duas costureiras que acompanharam ‘in loco’ a união de todos os pedaços.
Marcaram presença escuteiros dos nove núcleos: Barcelos, Braga, Cego do Maio, Fafe, Guimarães, Póvoa de Lanhoso, Vieira do Minho, Vila Nova de Famalicão e Vila Verde.
Neste início do segundo centenário do Corpo Nacional de Escutas, o encontro ficou ainda marcado pelo reforço da mensagem que o Papa Francisco deixou aos nossos jovens. «Queremos incentivar os nossos escuteiros a substituir os medos pelos sonhos. A arriscarem. A não terem medo. A aceitarem as suas fragilidades», referiu a organização.
ovilaverdense@gmail.com