VILA VERDE

VILA VERDE -

Câmara de Vila Verde atribui benefícios fiscais a empresa que se vai instalar na nova área empresarial de Atiães

A Câmara de Vila Verde aprovou na última reunião de executivo, com os votos contra dos vereadores da oposição António Esquível (PS) e Fernando Silva (Chega), uma proposta para atribuir benefícios fiscais a uma empresa que se vai instalar em Atiães, numa área empresarial que tem sido muito contestada pela Junta de Freguesia e pela população local.

A proposta, que foi aprovada pela maioria PSD, resulta de uma candidatura apresentada pela empresa “Winter Plateau”, ao abrigo do Regulamento de Concessão de Benefícios Fiscais para Incentivos ao Investimento no concelho de Vila Verde.  A autarquia deliberou isentar a empresa da totalidade das taxas devidas no âmbito do processo urbanístico e do pagamento do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) durante cinco anos.

Os vereadores da oposição apresentaram uma declaração de voto em que lembram que a população apresentou um “abaixo-assinado” e realizou uma manifestação contra a criação da área empresarial, que mereceu também a discordância da Junta de Freguesia.

“Parece-nos no mínimo precipitado e revelador da falta de respeito pela população a atribuição desta isenção nesta fase. Ademais, o município ainda não esclareceu quais as acessibilidades rodoviárias para servir aquelas unidades industriais”, refere a declaração de voto.

CRÍTICAS DA JUNTA

Para o presidente da Junta de Atiães, Samuel Estrada, a autarquia está a conceder, com uma celeridade “quase meteórica”, benefícios fiscais e isenções de taxas e de IMI para a concretização de projectos que “ofendem” o povo de Atiães.

“Como representante e defensor dos interesses de Atiães não posso deixar de notar, com mágoa, a ausência de resposta política por parte do município de Vila Verde às nossas preocupações no que diz respeito ao parque industrial que pretendem instalar na nossa terra”, refere.

O autarca critica a opção do município e garante que a população “continuará a lutar, com a mesma convicção, acreditando que o bom-senso e a razão acabarão por prevalecer e o interesse da população se eleve sobre o interesse de uma pessoa só”.

“Continuaremos a acreditar que o município e a senhora presidente Júlia Fernandes não esquecerão as pessoas de Atiães. Continuaremos a acreditar que a Junta de Freguesia e a Câmara Municipal serão capazes de encontrar uma solução para este caso, tal como têm feito, com sucesso, noutros assuntos”, garante Samuel Estrada.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE