A Junta da Galiza reivindicou esta sexta-feira que a ligação de alta-velocidade entre Porto e Vigo seja incluída na “rede básica do corredor atlântico transfronteiriço”, com um horizonte até 2030, em vez de ter “um prazo de execução até 2040”.
“Temos uma vontade, que já expressamos à União Europeia [UE], de que o eixo Porto-Vigo de alta velocidade passe à rede básica do corredor atlântico transfronteiriço, com um horizonte de 2030, em vez de estar na rede básica ampliada, com prazo de execução até 2040”, disse à Lusa Jesús Gamallo Aller, director-geral de Relações Exteriores e com a UE da Xunta da Galícia.
Observando que o governo de Madrid indica que a decisão está nas mãos da UE, o responsável falava à Lusa em Valença, à margem da apresentação do Mercatus – Agrupamento Europeu de Interesse Económico Transfronteiriço Galiza | Norte de Portugal, composto pela Confederação Empresarial do Alto Minho (CEVAL) e pela Câmara de Comércio de Tui.
Por agora, diz Jesús Gamallo Aller, a ligação de alta velocidade entre o Porto e Vigo está incluída “na rede básica ampliada, com um horizonte de execução até 2040”.
“Queremos que passe à área principal, até 2030”, frisou.
Questionado sobre o facto de Portugal apontar até 2030 o eixo Porto – Vigo, o director da Xunta da Galiza observou que “Espanha diz que a UE ainda não decidiu”.
“Será uma questão que está entre parlamento e Comissão Europeia e o Conselho Europeu – a revisão dos corredores europeus, nomeadamente o atlântico”, referiu.
Também o presidente da Câmara de Valença destacou a importância de “dar início de uma vez por todas ao comboio de alta velocidade”, cujo traçado tem uma paragem prevista naquele concelho.
“O nosso Governo diz 2030, mas é preciso dar início já. É uma reivindicação da Galiza e do Norte de Portugal. Temos de reivindicar que Governo português e governo da Galiza se entendam relativamente a essa ligação”, frisou.
Em Setembro de 2022, no Porto, na apresentação do projecto de alta velocidade ferroviária entre Porto e Lisboa, a ligação para Vigo estava “dependente de articulação com Espanha”, segundo o cronograma do projecto da Infra-estruturas de Portugal (IP).
Naquela ocasião, a Euro-região Galiza-Norte de Portugal pediu ao governo espanhol “o início dos trâmites” para que a ferrovia de alta velocidade entre as cidades do Porto e Vigo seja inaugurada em 2030, data prevista pelo Governo português.
O presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-Norte), António Cunha, disse, então, esperar que os governos de Portugal e Espanha “mantenham o compromisso” de consumar a linha ferroviária de alta velocidade Porto-Vigo nos prazos anunciados.
Em Maio de 2023, o governo espanhol adjudicou a realização de um estudo para a saída sul de Vigo, um troço ferroviário de alta velocidade entre aquela cidade e Valença, parte da linha projectada que ligará a Galiza ao Porto, segundo um comunicado do Ministério dos Transportes, Mobilidade e Agenda Urbana de Espanha consultado pela Lusa.
O projecto de alta velocidade Lisboa-Porto, com um custo estimado de cerca de 4,5 mil milhões de euros, prevê uma ligação entre as duas cidades numa hora e 15 minutos, com paragem possível em Leiria, Coimbra, Aveiro e Gaia.
Paralelamente, está também a desenvolver-se a ligação Porto-Vigo, dependente da articulação com Espanha, com nova ligação ao Aeroporto Francisco Sá Carneiro e troço Braga-Valença até 2030.
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