No meio de muitos casos, uma garrafa de vinho serve para exemplificar a forma como os consumidores são enganados com “grandes” promoções, (quase) sempre nas grandes superfícies comerciais.
Neste caso concreto, o mesmo vinho custa hoje, 19 de outubro, € 3,49 no Continente (já com um desconto de 60%) e € 2,39 num supermercado de muito menor dimensão, Miranda Supermercados (com um desconto de 20%).
Feitas as comparações entre ambas as lojas, o mesmo vinho tem para o consumidor uma diferença no preço final de € 1,10 (com promoção) e de € 5,80 sem promoção.
Segundo a Deco, “mais de um terço das lojas contornam a lei das promoções”, anunciando falsas promoções e desrespeitando o preço recomendado de venda ao público do produtor/fabricante.
Ainda segundo esta Associação para a Defesa do Consumidor, perante o que parece ser superdescontos, os consumidores devem “redobrar a atenção, aprendendo a descodificar os letreiros e as etiquetas para não se deixarem enganar”.
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Por Emílio Costa / CP-1179