A Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) colocou esta segunda-feira o distrito de Braga em alerta vermelho, o mais grave de quatro níveis, devido ao aumento do risco de incêndio rural provocado pelo calor esperado para os próximos dias.
Também Viana do Castelo, Vila Real, Porto, Bragança, Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leira, Portalegre Santarém e Viseu foram colocados em ‘risco máximo de incêndio’
No domingo, a ANPC tinha decretado o estado de alerta especial laranja para sete distritos do norte do país: Braga, Viana do Castelo, Vila Real, Bragança, Porto, Guarda e Viseu.
As previsões meteorológicas de tempo quente e seco, aliado ao aumento de intensidade do vento leste, levaram a um aumento do risco de incêndios rurais e do seu desenvolvimento rápido, pelo que foi decidido elevar o estado de alerta especial, que se prolonga até ao final da semana.
A ANPC lembra que o período crítico de incêndios foi prolongado até 15 de Outubro e que, até lá, devem ser asseguradas medidas preventivas, não sendo permitida a realização de queimadas, fogueiras para recreio ou lazer ou para confecção de alimentos, ou queimar matos.
Estão ainda proibidos o lançamento de qualquer tipo de foguetes, fumar ou fazer lume nos espaços florestais e vias que os circundem.
A ANPC recorda também alguns cuidados a ter na realização de trabalhos agrícolas e florestais, nomeadamente na utilização de máquinas e equipamentos, evitando a sua utilização nos períodos de maior calor.