Em dia de aniversário, na passagem dos 87 anos de vida, o mentor, cuidador e benemérito do Museu do Linho de Marrancos, Abílio Soares Ferreira, foi homenageado esta manhã pela junta da União de Freguesias de Marrancos e pelo Município de Vila Verde.
«O que hoje fazemos é, mesmo assim, muito pouco. Continue a ter muitos anos para nos continuar a guiar», vincou a presidente de câmara de Vila Verde, Júlia Fernandes, durante uma cerimónia marcada ainda pela inauguração de um busto do homenageado.
A homenagem juntou os membros do Rancho Folclórico de Marrancos, que uniram as vozes aos instrumentos populares para entoar os parabéns e outros cânticos do cancioneiro popular minhoto.
«Vinco a sua paixão pelo folclore, pelo linho e pelas coisas antigas, que permitiu instalar o Museu na nossa pequena aldeia», lembrou o autarca de Marrancos e Arcozelo, destacando que o homenageado «é um símbolo» para muitas gerações. Manuel Rodrigues manifestou, assim, o «agradecimento pelo que dedicou e ainda dedica. Que seja uma motivação para as próximas gerações».
Júlia Fernandes aproveitou mesmo para vinca o «amor à sua terra» de Abílio Soares Ferreira. «É o impulsionador, o motor deste museu e das tradições e deixa-nos esta importante herança», disse. «O que hoje fazemos é, mesmo assim, muito pouco. Continue a ter muitos anos para nos continuar a guiar», finalizou.
ovilaverdense@gmail.com