Está a chegar a Feira Anual dos Santos de Cerdal, em Valença, ponto de encontro e romaria de portugueses e galegos nos dias 01 e 02 de Novembro. Já inscrita no Inventário Nacional do Património Cultural e Imaterial, a feira secular é apontada como “a mãe de todas as feiras”. É um verdadeiro ex-líbris do Noroeste Peninsular, com mais de 400 tendas onde se vende de tudo.
Este é o principal evento de outono da Galiza-Norte de Portugal.
Trata-se de uma feira que espelha séculos de história e tradição, congregando saberes, tradições e rituais que se mantêm bem vivos.
O vestuário, as louças, o calçado, as tasquinhas, o gado bovino, caprino e ovino, os produtos do campo, as maquinarias agrícolas, as diversões e uma infinidade de outros atrativos prometem fazer as delícias dos visitantes.
‘PERICOS’ DOS SANTOS E VINHO NOVO
O dia 1 de novembro (Dia dos Santos) é o dia principal e o 2 de novembro está destinado à “Feira das Trocas”.
Uma das marcas da feira são os frutos da época, sobretudo os famosos Pericos dos Santos. Os pericos, uma “pequena pera”, são típicos de Valença e tem no concelho, para além da sua origem, as maiores áreas de produção.
Manda a tradição que nas noites de 31 de outubro e 1 de novembro, a Feira dos Santos é o destino para provar os vinhos novos e saborear os petiscos locais como os rojões, as moelas, as bifanas e o bacalhau, entre muitas outras iguarias.
Nas tasquinhas anima-se a noite, ao som das concertinas e soltam-se as mais engraçadas cantigas de desgarrada.
CORRIDAS DE CAVALOS
Na Pista das Corridas os ginetes mostram a beleza do nosso cavalo, o Garrano.
As corridas de cavalos, em passo travado, decorrem no dia 1, a partir das 14h30.
ovilaverdense@gmail.com