No próximo dia 13, mais de 420 bombeiros vão subir os 566 degraus do Escadório do Bom Jesus do Monte, em Braga, numa prova que já conquistou um lugar de destaque a nível nacional e internacional. ‘Bombeiro de Elite’ desafia a capacidade física dos participantes e, nesta segunda edição, estão presentes 103 corporações de sete nacionalidades diferentes.
Esta é já considerada a maior competição para bombeiros da Europa e uma das maiores em todo mundo, aliando a vertente desportiva a um espaço de beleza única que é candidato a Património Mundial da Unesco. Essa é uma característica que contribuiu decisivamente para a afirmação internacional do evento.
Como explicou Firmino Marques, vice-presidente da Câmara Municipal de Braga, esta prova é a “concretização de um sonho” que começou com um desafio pessoal de Ricardo Fernandes, bombeiro da Companhia de Sapadores de Braga e dirigente da Associação Nacional de Bombeiros Profissionais.
“Esta iniciativa resulta de um desafio lançado no ano passado pelo Ricardo Fernandes ao Município e que nós acolhemos de braços abertos. A primeira edição teve uma adesão acima do esperado e o seu sucesso é comprovado este ano quer pelo número de inscritos, quer pelas diferentes nacionalidades dos bombeiros que estarão em prova”, referiu o Autarca, durante a apresentação da prova.
CONHECER O PATRIMÓNIO
O desafio do ‘Bombeiro de Elite’ consiste na subida do Escadório do Bom Jesus do Monte, através de uma prova de resistência, cujo objectivo é o de percorrer 615 metros, que têm desnível positivo de 116 metros, com 566 degraus, onde todos os participantes têm que envergar o Equipamento de Protecção Individual (EPI) completo com as botas de fogo e Aparelho Respiratório Isolante de Circuito Aberto (ARICA), no menor tempo possível.
“Esta é uma prova que além de ocorrer num cenário perfeito como o Bom Jesus, dá a conhecer ao mundo o património bracarense, tendo ainda o benefício de mostrar a capacidade física e de superação dos nossos bombeiros, que têm pela frente um desafio exigente e de coragem, passando a mensagem da eficácia da formação disponibilizada a todos os bombeiros sem excepção”, enalteceu Firmino Marques.
A prova que começa às 10 horas é uma organização da Associação Nacional dos Bombeiros Profissionais juntamente com a ADN Eventos Desportivos e conta com o apoio da Câmara Municipal. As inscrições estão abertas até sexta-feira, estando limitadas a 500 inscritos.