A Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo está de aniversário. Celebra, esta quarta-feira, 38 anos desde a sua fundação com homenagens, reconhecimentos, partilha de testemunhos e uma palestra.
Ao longo das últimas quatro décadas, a Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo (ESA-IPVC) «consolidou-se como uma instituição de renome na formação de profissionais altamente qualificados e na promoção de investigação inovadora no campo agrário», assinala a instituição.
Foi fundada em 1985 e tem desempenhado um «papel crucial no desenvolvimento da educação agrária, em particular na região do Alto Minho».
A cerimónia comemorativa do 38.º aniversário da Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo terá início às 14h30, com a sessão de abertura e as intervenções do presidente do Politécnico de Viana do Castelo, Carlos Rodrigues, da diretora da ESA-IPVC, Isabel Valín, do presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Vasco Ferraz, e do presidente da Associação de Estudantes da ESA-IPVC, Pedro Marinho, seguida da palestra “Realidades, Tendências e Desafios Societais à Investigação e Ensino das Ciências/Engenharia do Ambiente”, por Helena Freitas, cátedra da UNESCO para Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável.
A sessão irá contar, ainda, com a presença em palco de antigos alunos da ESA-IPVC, que vão falar sobre os respetivos percursos profissionais nas Ciências Ambientais. Servindo de estímulo e exemplo para a comunidade académica, os alumni irão, certamente, destacar a importância da formação recebida na ESA-IPVC para o respetivo percurso profissional.
Em dia de aniversário, a ESA-IPVC fará também uma homenagem ao Manuel José Marinho Cardoso, docente da Escola desde 1988 recentemente aposentado.
ovilaverdense@gmail.com