O Mercado da Terra de Sistelo, em Arcos de Valdevez, aderiu à rede mundial de Mercados Slow Food. A adesão foi formalizada após a visita de uma delegação da Fundação Slow Food Internacional, no passado fim-de-semana, avança a Junta de Freguesia de Sistelo.
O Mercado da Terra de Sistelo está, assim, «oficialmente integrado na Rede Mundial de Mercados Slow Food, o primeiro em Portugal e que passa a integrar a rede global de 95 em todo o mundo», sublinha.
O grupo composto por Daniela Conte e Elena Sandrone, da Fundação Slow Food Internacional (Itália), Federico Rial e Sabika Shas Povia do Samstag Mart, Valle d’Aosta, Italy, e Laila Chaabi Carrilero e Luca Bergamin do Mercat de la Terra di Barcelona, Espanha (farm. Cal Pastera) iniciou a visita com um almoço de confraternização com os produtores locais.
No encontro «foram realizadas apresentações informais e discutidos os conceitos do PGS (Participatory Guarantee System), as suas ferramentas e etapas», explica a junta de freguesia.
Foram depois realizadas diversas visitas pela delegação, aos agricultores e produtores e ao território, com o intuito de observar e avaliar «a produção de hortícolas, a criação de bovinos da raça Cachena em regime extensivo, a produção de mel, de galinha do campo e de broa de milho regional».
Durante a visita de dois dias, destaque para a realização do Mercado da Terra de Sistelo, com a cerimónia de apresentação do projeto Mercados da Terra Slow Food, com a intervenção de Jorge Miranda, Slow Food Alto Minho, Sérgio Rodrigues, Presidente da Junta de Freguesia de Sistelo, João Manuel Esteves, Presidente do Município de Arcos de Valdevez, Daniela Conte e Elena Sandrone da Fundação Slow Food Internacional. Segui-se depois a assinatura da adesão do Mercado da Terra de Sistelo à Rede dos Mercados da Terra do Movimento Slow Food Internacional.
Em paralelo, decorreu, um showcooking levado a cabo pelos chefs Vasco Guimarães, Lígia Santos e Renato Cunha que «transformaram vários produtos locais para demonstrar a riqueza e diversidade gastronômica da região, caldo de farinha com Saramagos e Cachena com arroz de Feijão Tarrestre».
O evento encerrou a apresentação do “Slow Food Village Sistelo” e o seu plano de atividades para os próximos anos, seguido por um jantar de confraternização e troca de experiências e produtos entre os produtores locais e os produtores representantes dos Mercados da Terra de Barcelona e Valle d´Aosta.
ovilaverdense@gmail.com