Peças únicas dos artesãos Júlia Côta, António Ramalho e Irmãos Baraça, entre outros, fazem parte da “Expodiabólica”, que abre esta quarta-feira na Biblioteca Municipal Professor Machado Vilela, em Vila Verde.
Na cerimónia de inauguração, agendada para as 10h00, será efetuada uma visita guiada pela exposição, constituída por 117 peças – tantas quantos os nomes pelos quais o Mafarrico é popularmente designado, segundo a investigação realizada pelo curador da exposição, Miguel do Sul.
Assumindo-se como uma multifacetada iconografia ilustrativa das representações do Diabo no imaginário português e na cultura popular, a “Expodiabólica” estará patente ao público até 50 de janeiro.
É uma oportunidade para apreciar obras de alguns dos mais conhecidos artesãos populares de Barcelos. Juntamente com Júlia Côta, António Ramalho e Irmãos Baraça, marcam presença António Roriz, Carlos Dias, Conceição Sapateiro, Inês Machado, Irene Salgueiro e Irmãos Mistério.
A iniciativa integra a programação “Aqui Há Cultura!”, que ao longo do ano proporcionou um programa de eventos culturais no âmbito de uma cooperação da Escola Profissional Amar Terra Verde e do Município de Vila Verde. O projeto terá continuidade no próximo ano.