A edição 33 da Feira do Fumeiro de Montalegre realiza-se de 18 a 21 de Janeiro próximo. E já se ultimam os preparativos para o ‘S. João das Chouriças’.
O certame promete voltar a reunir todos os ingredientes indispensáveis para ser um motivo de romaria permanente nos quatro dias deste emblema do concelho de Montalegre.
A autarquia reforça o investimento nesta «galinha dos ovos de ouro» que continua a ser «um motor económico e que alavanca o tecido comercial do município».
500 ANIMAIS
Na reunião preparatória, com a associação e produtores locais, foi vincado que a Câmara de Montalegre só assume despesa com os animais que estão sob o chapéu da Associação de Produtores de Fumeiro da Terra Fria Barrosã, ou seja, os animais que estão identificados e com um claro acompanhamento em matéria de sanidade.
Esta passa a ser assumida, na totalidade, pelos cofres da edilidade com a regra de dois terços dois animais identificados terem que ser vendidos na Feira do Fumeiro.
Ao todo, a organização estima a produção de fumeiro e seus derivados a partir do abate de 500 animais devidamente acompanhados e certificados.
ovilaverdense@gmail.com