Até dia 31 de Dezembro, Caminha convida a seguir a ‘Rota das Rabanadas’, de diferentes tons, cores e sabores. É a sobremesa de eleição por estes dias festivos em mais de duas dezenas de restaurantes e pastelarias do concelho.
Como sublinha a autarquia local, a rabanada é um doce com tradição secular e faz parte de muitas mesas nesta altura do ano.
É um doce de pão de trigo em fatias que, depois de molhadas em leite, vinho (no Minho usa-se vinho verde tinto ou branco) ou calda de açúcar, são passadas por ovos e fritas. Servem-se polvilhadas com açúcar e canela ou regadas com calda de açúcar, xarope de bordo ou mel.
A Rota da Rabanada é uma das atividades do período festivo que assinalamos. Até 31 de Dezembro, a rabanada é a sobremesa em destaque em nos cafés, restaurantes e pastelarias aderentes do concelho de Caminha.
E a oferta é variada: de mel, de nozes, recheada, de vinho do Porto, recheio de chila, de leite, entre muitas outras. É ainda entregue um “Passaporte Rota da Rabanada”, que lhe dará direito a uma oferta.
ovilaverdense@gmail.com