A paróquia de Santa Marinha de Oleiros, do arciprestado de Vila Verde, volta a cumprir a tradição da festa do Pão Quente. Como sempre, na primeira segunda-feira do ano, é feita a ‘passagem de testemunho’ (da Cruz) ao novo mordomo. Depois, o povo segue em romaria até à sua casa, para se alimentar do pão quente.
Este ano, é esperada uma adesão ainda maior por parte do público, pelo facto da primeira segunda-feira de 2024 acontecer no primeiro dia do ano, feriado. Mil e duzentos quilos de pão vão ser preparados, refere o mordomo.
A comunidade de Oleiros, em Vila Verde, e todos quantos queiram juntar-se ao evento, estão convidados para, na próxima segunda-feira, assistirem à tradicional Festa do Pão Quente, a qual serve para empossar o novo mordomo da cruz pascal.
No final da missa, com início às 15h30, o povo seguirá em procissão até à casa do novo mordomo (rua de Santa Marinha), onde todos terão direito a um “naco” de Pão Quente, ao qual se junta, também como oferta, chouriço, presunto, figos secos, rebuçados e, claro está, vinho para acompanhar.
A emblemática tradição acontece sempre na primeira segunda-feira do ano e permite fazer a “passagem de testemunho” entre o mordomo do ano anterior e o da próxima celebração pascal.
Como a primeira segunda-feira de 2024 acontece no dia 01, feriado, é esperada uma adesão ainda maior de público, muito vindo de localidades vizinhas e outro chegado propositadamente do estrangeiro para assistir ao acontecimento único.
«Estamos preparados para receber muita gente e já estamos a preparar mil e duzentos quilos de pão», disse ao “O Vilaverdense” Sandra Campos, uma oleirense familiar do mordomo da cruz de 2024 e envolvida na preparação da tradição secular daquela localidade.
ovilaverdense@gmail.com
Com Emílio Costa (CO 1179)