O Estado português colocou esta quinta-feira, na primeira venda sindicada do ano, 4.000 milhões de euros em Obrigações do Tesouro a 10 anos, com um cupão de 2,875%, de acordo com a Bloomberg.
A Bloomberg avança que a emissão tem data de vencimento em outubro de 2031 e a procura superou 19,4 mil milhões de euros.
Na quarta-feira, a agência Bloomberg avançou que a Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública – IGCP mandatou um sindicato bancário para uma emissão de dívida a 10 anos.
Portugal mandatou o BNPP (B&D), CaixaBI, Citi, Credit Agricole CIB, JP Morgan e Santander para organizar a operação.
No programa de financiamento para 2024, o IGCP indica que o montante das necessidades de financiamento líquidas do Estado deverá situar-se em cerca de 11,9 mil milhões de euros.
A agência prevê emitir 13,9 mil milhões de euros de dívida em Obrigações do Tesouro (OT) durante este ano através da emissão bruta de OT, combinando sindicatos e leilões com periodicidade mensal, e que o financiamento líquido resultante da emissão de Bilhetes do Tesouro (BT) produzirá um impacto positivo de 6,1 mil milhões de euros.
ovilaverdense@gmail.com