Foi com uma chuva de rebuçados que os três Reis Magos (Melchior, Gaspar e Baltasar) percorreram as principais ruas da eurocidade Valença-Tui, no âmbito das celebrações festivas de ‘Reis’ em Espanha, que hoje se assinalam. Na tarde de sexta-feira, os ‘Reis Magos’ chegaram à Estação de Valença, vindos de comboio, desde o Oriente, para se juntarem à tradicional ‘Cavalgata Internacional de Reis’.
A comitiva foi a ‘estrela’ do momento, percorrendo um caminho de 3,5 quilómetros animado por uma autêntica ‘chuva de rebuçados’.
Passaram pela Avenida do Colégio Português, Avenida Miguel Dantas, rotunda da Trapicheira e Avenida de Espanha até à Ponte Internacional Centenária. Entrando em Tui, o percurso desenvolveu-se pela Avenida de Portugal, Rua Martinez Padin e Rua Augusto Besada até ao Paseo da Corredoira.
A cavalgata contou com carros alegóricos de várias instituições de Tui e Valença. A abrir a comitiva real esteve, como habitual, a Rondalla O Mosteiro de Pexegueiro. Na cavalgata participaram ainda as charangas Cantos Somos e A Tu Ritmo, bem como carroças de associações culturais como o Arume de Malvas, Lembranzas da Terra de Guillarei, Aloia de Pazos de Reis, Xuntanza de Randufe e oos Bombeiros Voluntários de Valença.
Após a chegada da cavalgata, decorreu a receção aos mais pequenos, pelos Reis Magos, entre as 18h00 e as 20h00 de Portugal, no Paseo da Corredoira.
ovilaverdense@gmail.com
Fotos: Concello de Tui