ÁLCOOL (Jovens)

ÁLCOOL (Jovens) -

Ano de 2024 inicia-se com o desafio “Janeiro Sem Álcool”

Durante o mês de Janeiro de 2024, os jovens portugueses são desafiados a evitar consumir bebidas alcoólicas. Um desafio lançado pela Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado (APEF), que volta a consciencializar para a doença hepática alcoólica, uma consequência que advém do elevado consumo de álcool.

Sob o mote “Em janeiro, liga-te à vida!”, a ação nacional de consciencialização surge no âmbito do desafio “Janeiro Sem Álcool”, e decorrerá no primeiro mês de 2024, nas redes sociais da associação, com o objetivo de alertar os jovens para os danos relacionados com o álcool.

No Ano Novo é comum estabelecerem-se novas resoluções. «Com este desafio queremos apelar aos jovens portugueses para que adotem um estilo de vida mais saudável, durante todo o ano», sublinha a associação. Alerta que «o consumo de bebidas alcoólicas por parte dos jovens, sobretudo relacionado com a vida social e noturna, é muito preocupante. Segundo os dados do relatório do SICAD, podemos verificar que, no ano de 2022, em cada 10 jovens de 18 anos, 9 beberam álcool».

De acordo com o relatório “Comportamentos Aditivos aos 18 anos, o inquérito aos jovens participantes no Dia da Defesa Nacional – 2022: Consumos de Substâncias Psicoativas”, realizado pelo Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (SICAD), o consumo de bebidas alcoólicas está a aumentar entre os jovens com 18 anos, em Portugal, sendo a sua prevalência mais expressiva no sexo feminino (86%), do que no sexo masculino (84%).

O elevado consumo de álcool traz graves consequências para a saúde, principalmente para o fígado.

A iniciativa “Janeiro Sem Álcool” ocorre em simultâneo em vários países, desde 2013.

Em Portugal é a terceira vez que o desafio é promovido.

ovilaverdense@gmail.com

 

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE