Luís Meira Machado, professor do Departamento de Matemática da Escola de Ciências da Universidade do Minho, é o novo presidente da Sociedade Portuguesa de Estatística (SPE).
Na tomada de posse, realizada há dias, em Lisboa, identificou, como objetivos do mandato até 2026, estimular a investigação científica e a inovação, aumentar a presença da estatística na sociedade a nível nacional e internacional, bem como promover e aprofundar parcerias estratégicas.
A sua equipa pretende ainda promover a internacionalização e a interdisciplinaridade, a diversidade e a inclusão e, também, valorizar os membros da SPE.
Luís Meira Machado quer igualmente revitalizar várias atividades. Por exemplo, o Prémio Estatístico Júnior, destacando estudantes do ensino básico e secundário e incentivando o interesse destes nas áreas de Probabilidades e Estatística, além do Clube Júnior e as suas ações associadas, como a Explorística, A Estatística vai à Escola ou Radical Estatística.
A nova direção da SPE conta ainda com a vice-presidente Lisete Sousa (Universidade de Lisboa, UL), a tesoureira Maria Polidoro (Instituto Politécnico do Porto) e os vogais Giovani Silva (UL) e Lígia Rodrigues (Universidade de Évora). Pedro Oliveira (Universidade do Porto) preside a mesa da assembleia-geral, tendo como vogais Ana Papoila (Universidade Nova de Lisboa) e Marco Costa (Universidade de Aveiro, UA).
No conselho fiscal estão o presidente Carlos Tenreiro (Universidade de Coimbra) e as vogais Isabel Pereira (UA) e Arminda Gonçalves (UMinho).