JUSTIÇA

JUSTIÇA -

Líder da sucursal de Braga do Grupo AFA entre os três detidos no caso de corrupção na Madeira

A Polícia Judiciária anuncia a detenção de três pessoas no âmbito das buscas na Madeira e no Continente por suspeitas de corrupção ativa e passiva, participação económica em negócio, prevaricação, abuso de poder e tráfico de influências. O jornal ‘Observador’ avança que são Pedro Calado, presidente da Câmara do Funchal, e dois gestores (Avelino Farinha, líder do Grupo AFA, e Caldeira Costa, líder da sucursal de Braga do Grupo), detidos no âmbito dos três inquéritos que visam também Miguel Albuquerque, presidente do Governo Regional da Madeira.

Foram feitas 130 buscas domiciliárias e não domiciliárias na Grande Lisboa, Braga, Porto, Paredes, Aguiar da Beira e Ponta Delgada.

As detenções aconteceram ao início da tarde, às 14h15, fora de flagrante delito.
A Polícia Judiciária realizou buscas esta quarta-feira na casa do presidente do governo regional, Miguel Albuquerque, e na​ Câmara Municipal do Funchal.

«As diligências executadas visaram a recolha de elementos probatórios complementares, a fim de consolidar as investigações dos crimes de corrupção ativa e passiva, participação económica em negócio, prevaricação, recebimento ou oferta indevidos de vantagem, abuso de poderes e tráfico de influência», lê-se numa nota divulgada pela Polícia Judiciária (PJ).

Segundo a mesma informação, no âmbito de três inquéritos dirigidos pelo Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), foram executadas 130 buscas domiciliárias e não domiciliárias na Madeira (Funchal, Câmara de Lobos, Machico e Ribeira Brava), na Grande Lisboa (Oeiras, Linda-a-Velha, Porto Salvo, Bucelas e Lisboa), em Braga, Porto, Paredes, Aguiar da Beira e Ponta Delgada (Açores).

Os três detidos vão ser levados à presença de um juiz de instrução criminal para serem aplicadas as medidas de coação que serão promovidas pelo Ministério Público.

São cerca de 130 buscas que estão a ser realizadas pela Polícia Judiciária (PJ) na Madeira e em diversos pontos do Continente, envolvendo mais de 300 inspetores.

Estão em causa três inquéritos que, entre outros, visam Miguel Albuquerque, presidente do Governo Regional da Madeira, Pedro Calado, presidente da Câmara do Funchal e ex-n.º 2 de Albuquerque no executivo regional, e Avelino Farinha, presidente do Conselho de Administração do Grupo AFA.

ovilaverdense@gmail.com

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE