O dstgroup anunciou, esta sexta-feira, o lançamento da XXIX edição do Grande Prémio de Literatura dst, este ano dedicado a poesia e com um prémio que ascende a 15 mil euros. As candidaturas estão abertas até ao próximo dia 22 de março.
“O Grande Prémio de Literatura dst tem registado, ano após ano, recordes de participação – este ano deverá chegar às duas centenas de candidaturas – e continua a afirmar-se como um dos mais importantes prémios nacionais na área da literatura, promovido por um grupo privado”, refere a organização.
Já distinguiu 27 escritores portugueses e atribuiu mais de 300 mil euros, num total de mais de 1.400 obras a concurso.
“Acreditamos que a leitura das grandes obras e a leitura da grande literatura aumenta a capacidade de imaginar e, por consequência, a competitividade da nossa economia. Acreditamos que há coisas que só através da poesia conseguimos entender. Recomendamos, pela saúde de todos, que não descansemos de ler”, afirma o presidente do dstgroup, José Teixeira.
Este galardão, “que contribui para a promoção da literatura nacional e para a difusão dos autores portugueses”, já distinguiu nomes que marcam o panorama literário nacional, como Manuel Alegre, Luísa Costa Gomes, Armando Silva Carvalho, Jacinto Lucas Pires, A. M. Pires Cabral, Sebastião Alba, Vergílio Alberto Vieira, Fernando Guimarães e Lídia Jorge, atual membro do júri. Teolinda Gersão venceu a última edição com a obra “O regresso de Júlia Mann a Paraty”.
O júri, constituído por José Manuel Mendes, na condição de presidente, Lídia Jorge e Carlos Mendes de Sousa será responsável pela escolha da obra vencedora, cujo prémio será entregue no dia 28 de junho, no Theatro Circo, em Braga.
Em janeiro de 2019, o dstgroup lançou uma versão deste prémio destinada ao mercado angolano, o Prémio de Literatura dstangola/Camões, em parceria com o Instituto Camões, que visa distinguir trabalhos de poesia e prosa de escritores angolanos. Ao longo destes anos já foram homenageados Zetho Cunha Gonçalves, Pepetela, Benjamim M’Bakassy e Boaventura Cardoso.