A Delegação de Braga da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) vai inaugurar, no próximo domingo, a sua sede, que foi alvo de uma profunda requalificação. O momento coincide com o 159º aniversário da CVP.
O evento terá início às 14h30, com uma receção aos convidados no edifício-sede, localizado na Rua 31 de Janeiro, seguida de visitas guiadas às renovadas instalações. Para as 16h00 está programada uma sessão evocativa que será presidida pelo Presidente Nacional da CVP, António Saraiva.
Entre as entidades locais e nacionais presentes estarão os presidentes da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, e de Vila Verde, Júlia Fernandes, o Arcebispo Primaz Braga, D. José Cordeiro, e o Arcebispo Emérito, D. Jorge Ortiga.
Durante este evento, serão também homenageados os colaboradores com mais de 20 anos de serviço e quem mais se destacou na vida desta delegação.
“Esta inauguração é o culminar de quatro anos de trabalho e esforço para renovar a sede, que foi originalmente adquirida em 1979, pelo então presidente da delegação, Pimenta Fernandes”, refere a instituição.
O edifício está agora dotado dos “melhores meios” para apoiar todos os que procuram o apoio da Cruz Vermelha Portuguesa. Na nova casa irão funcionar os serviços transversais da delegação e a Estrutura Operacional de Emergência, o Serviço de Apoio Domiciliário, a Escola de Socorrismo, os Serviços de Atendimento e de Apoio Social, o Gabinete de Inserção Profissional e o Departamento de Juventude da Cruz Vermelha.
“O evento deste domingo será um momento simbólico e formal, que dará início a um processo paulatino de mudança para as novas instalações, que deverá acontecer no primeiro semestre do ano. As novas instalações irão também ter salas de formação adaptadas às exigências dos dias de hoje e que estarão à disposição da comunidade”, conclui a Cruz Vermelha de Braga.