DESTAQUE (Região)

DESTAQUE (Região) -

Imponente e à altura de um grande campeão, Esposende inaugurou escultura que homenageia Paulo Gonçalves

Imponente e à altura de um grande campeão. Foi com este sentimento que foi inaugurada, esta tarde, em Esposende, uma escultura que homenageia Paulo Gonçalves, motociclista que morreu a 12 de janeiro de 2020, na Arábia Saudita, após queda na 42.ª edição do Rali Dakar.

A peça, de cinco metros e meio de altura, pesa cerca de oito toneladas. É feita com mais de 27 mil peças mecânicas em fim de vida.

Uma peça da autoria do fotojornalista e artista plástico Paulo Maria, responsável pela escultura, que está inserida no Parque Paulo Gonçalves, junto à nacional 13.

Centenas de motociclistas uniram-se a uma cerimónia muito participada, na presença da esposa e dos dois filhos do ex-piloto da Hero.

A escultura custou aos cofres da autarquia cerca de 50 mil euros e todas as peças foram doadas. «Podíamos ter escolhido outros materiais, tal como o bronze, mas penso que assim vai de encontro àquilo que era a forma de viver do Paulo Gonçalves», referiu o presidente da câmara local, Benjamim Pereira, no decurso da cerimónia.

Paulo Gonçalves destacou-se no desporto motorizado. Alcançou 23 títulos nas modalidades de motocross, supercross e enduro.

Speedy, como era tratado, participou em 13 edições do Rali Dakar, terminado de forma notável em segundo, em 2015, tendo-se sagrado Campeão do Mundo de Rallies Cross Country, em 2013.

O Parque Paulo Gonçalves e a Escultura Memorial do piloto localiza-se no Souto Citadino, face à Estrada Nacional 13.

ovilaverdense@gmail.com

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE