A turma do 8ºA da Escola Básica de Prado participou na Semana Ubuntu, que se traduz num programa de educação não formal que assume um modelo pedagógico centrado numa abordagem participativa e experiencial.
“Como uma metodologia que é, na sua essência profundamente relacional, promoveram-se competências socio emocionais com impacto transversal na vida dos participantes. Durante esta semana valorizaram-se a aprendizagem entre pares, os tempos de reflexão individual, os momentos de partilha, o respeito, bem como a cooperação e o trabalho de equipa”, refere o Agrupamento de Escolas de Prado.
Com o “indispensável e valioso” apoio do IPAV (Instituto Padre António Vieira), a atividade foi dinamizada pelas técnicas Lara Araújo e Susana Fernandes e pela professora Isabel Macedo.
Como convidados, a iniciativa contou com Nicolau Osório, cofundador da MEERU que, sob o tema “Construir Pontes”, partilhou a sua experiência e trabalho com refugiados na Grécia e em Portugal e José Manuel, assistente operacional da escola, que partilhou a sua história de vida, no dia em que o tema foi “Vencer obstáculos”.