VILA DE PRADO (destaque)

VILA DE PRADO (destaque) -

A “Mindinha’ faz hoje 100 anos. Controlava a central de táxis ‘Santa Helena’, da Lage

A pradense Maria Firmina Lopes de Sá, a “Mindinha”, completa, esta terça-feira, 20 de fevereiro, 100 anos de vida. Para celebrar o aniversário, a família realizou, num espaço de restauração em Soutelo, Vila Verde, uma “festa rija”, onde cantaram os parabéns à centenária.

A aniversariante nasceu, faz hoje 100 anos, numa habitação localizada frente à capela de Santo Amaro. Casou com João Lopes Ferraz (“Criança”), falecido com 90 anos. Viveu, durante 66 anos, ao lado da capela de Nossa Senhora de Bom Sucesso, no centro da Vila de Prado.

Atualmente, encontra-se no lar da Santa Casa da Misericórdia de Prado.

Mãe de 5 filhos (”Fredo”, “Zeca”, “Laí”, “Tó” e João), o mais velho com 71 anos e o mais novo com 61 anos, tem 6 netos e uma bisneta.

Era ela quem controlava a antiga Central de Táxis de Santa Helena, uma das primeiras do país

Com o marido, taxista e dono de uma frota de vários carros de praça, ”Mindinha”, através do telefone (onde chegavam os pedidos de viatura) e de um aparelho colocado na sua cozinha, era a mulher que, a partir de sua casa, controlava a antiga Central de Táxis de Santa Helena, situada no alto do monte da freguesia vizinha da Lage, dando ordens aos motoristas para irem buscar/levar clientes.

Em conversa com um dos filhos, este recordou tempos passados e falou de alguns taxistas das redondezas com quem a mãe comunicava sobre serviços a efectuar.

“Nelinho”, de Moure, “Peta”, de Marrancos, e “Ângelo Lopes”, dos Corvos, são alguns dos taxistas recordados.

«Ela, a partir da cozinha, controlava tudo», lembrou o filho.

Em dia de festa, os 5 filhos (alguns, mecânicos de profissão, fecharam os portões da oficina), juntaram o resto da família e, todos unidos, foram confraternizar com a aniversariante.

ovilaverdense@gmail.com

Por Emílio Costa (CO-1179)

Fotos: Toni (Vila de Prado)

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE