Esposende vai ter “Março com Sabores do Mar”, para promover a gastronomia com base no peixe e no marisco e os produtos locais.
A edição de 2024, que decorrerá ao longo de todo o mês, sob o slogan “Sabores de prata que valem ouro” terá uma edição comemorativa, a publicação “25 anos de Março com Sabores do Mar” e apresentada a exposição de rua “Sabores de Prata que Valem Ouro”.
Como novidades surgem a exposição “O meu avental conta uma história do mar”, que envolve toda a comunidade, e a “Instalação”, desenvolvida no âmbito do voluntariado da Loja Social de Esposende, pelo “Clube de Costura – Linhas de Partilha”.
Para além do Coro Sénior de Esposende, que na sessão de apresentação do evento reinterpretou o tema de hip hop “Brisa de Mar”, um original dos “S 90”, também a APPACDM de Braga – Complexo de Esposende vai colaborar na elaboração da “Passadeira Cores do Mar”. Realce também para a campanha de sensibilização de combate ao desperdício alimentar na restauração “Leva-me contigo” e para o “Fórum da Gastronomia Atlântica”, com a participação de nomes como o Chefe Pedro Mendes, Chefe Álvaro Costa e Manuela Vaz Velho, entre outros.
Orientado para a promoção da alimentação atlântica, concretamente dos pratos de peixe e mariscos, o “Março com Sabores do Mar” associa também a doçaria e a panificação locais e outros produtos do ESlocal – Programa de Incentivo à Produção e Consumo de Produtos Endógenos, que terão como montra a iniciativa “Páscoa EsLocal”. Como incentivo, as unidades aderentes ao “Março com Sabores do Mar” oferecem descontos de 10% no alojamento.
Esta edição conta com a adesão de 48 unidades de restauração do concelho, 14 dos quais participam no concurso gastronómico “Março com Sabores do Mar, que vai já na 20.ª edição. Mantêm-se os concursos “Fish Chef” para a comunidade escolar e “Jovem Cozinheiro dos Sabores do Mar”, direcionado para os alunos da área da restauração e cozinha da Escola Profissional de Esposende, sendo retomado o Concurso “Cantinas Escolares Sustentáveis com Sabores do Mar”.
Tal como na edição anterior, o evento, que volta a ter uma forte componente digital, extravasa o mês de março, tendo-se iniciado em fevereiro com a campanha “Lampreia & Companhia”, finalizando somente em abril, com a iniciativa “Esposende, o robalo está aqui”, reforçando, assim, a marca “Março com Sabores do Mar”.
A cozinha viajante “Street Fish Food” regressa às escolas e as “Receitas a Olho” recuperam, mais uma vez, as receitas de mães e avós, estando garantida também mais uma edição da iniciativa “Salvar o Planeta à Mesa”. Lúdica, mas também educativa, pretende ser a ação “Desgrace na Cozinha”, uma sátira ao programa televisivo “Inferno na cozinha”.
Tal como em edições anteriores, a componente formativa mantém-se, privilegiando a capacitação dos profissionais do setor, nomeadamente gestores e demais colaboradores das unidades de restauração locais.
Ao nível da animação, está prevista a realização da ExpoAlfa, a concentração de viaturas da Alfa Romeo, e a noite de fados tradicionais “A Tradição está viva!”.
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