A primeira edição do Braga/Post/Doc, uma extensão do Porto/Post/Doc: Film and Media Festival, arrancou na segunda-feira e decorre até quinta, no Auditório Adelina Caravana, do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian, com cinco sessões para o público escolar e quatro sessões para o público geral.
Segundo a autarquia, 800 crianças das escolas de Braga estão já inscritas para participar nas sessões matinais. À noite, a partir das 21h30, as sessões são para o público geral. A entrada é gratuita e os bilhetes podem ser reservados através da plataforma Eventbrite.
A iniciativa insere-se no âmbito do programa de mediação cultural do município de Braga, ATLAS, que visa impulsionar a participação, inclusão, interculturalidade e multiculturalidade, o envolvimento cívico e a sustentabilidade através da criação artística.
Nesta extensão até Braga, o Festival traz uma seleção de películas, procurando refletir um dos temas mais relevante do ano 2024, a comemoração de meio século do início da Democracia e da Liberdade em Portugal, a partir de realidades de várias gerações: o cinema português contemporâneo e as diásporas, e cinema de outras paragens de resistências políticas e culturais.
Também os mais pequenos e jovens poderão pensar a liberdade através da imagem em movimento, seja através de uma programação de filmes pensada pelo School Trip, o projeto educativo do festival, seja na residência criativa Passos pelo Conservatório que, em parceria com a Escola Artística Conservatório de Música Calouste Gulbenkian, visa ser um retrato coletivo e multifacetado do dia-a-dia dos jovens músicos, feito pelos próprios, numa das instituições culturais mais importantes da cidade.