BRAGA

BRAGA -

ATAHCA promoveu seminário para debater estratégias territoriais para uma alimentação saudável

A Associação das Terras Altas do Homem, Cávado e Ave (ATAHCA) promoveu, no Mosteiro de Tibães, em Braga, um seminário para debater estratégias territoriais para uma alimentação saudável.

A iniciativa foi realizada em parceria com a Comunidade Intermunicipal (CIM) do Cávado, o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV) e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Norte, no âmbito do projeto “Cávado…com sabor”.

Municípios, associações de desenvolvimento, organizações de produtores, técnicos, produtores agrícolas e investigadores partilharam boas-práticas, trocaram experiências e debateram a importância da implementação de iniciativas estratégias territoriais que contribuam para uma transição alimentar mais equilibrada e sustentável.

A iniciativa permitiu a apresentação e partilha de projetos e iniciativas nacionais, regionais e municipais de promoçãom quer de sistemas alimentares, quer de alimentação escolar sustentáveis, em diferentes territórios (Portugal, Arouca, Mértola, Montemor-o-Novo, Algarve, Torres Vedras, Esposende e Arcos de Valdevez).

Durante o evento, foi ainda realizado um momento de showcoocking e degustação, durante o qual a equipa do projecto “Cávado… com sabor” apresentou a todos os participantes, um conjunto de receitas equilibradas e sustentáveis utilizando na sua confecção, produtos agroalimentares produzidos no território do Cávado, com destaque para a carne DOP Barrosã, diversos hortícolas e frutas frescos da época, cereais, leguminosas, harmonizadas com o vinho verde da região.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE