«Ninguém investiu no SNS como o PS! Não vale a pena tentarem reescrever a história». A declaração é de José Luís Carneiro, cabeça-de-lista do PS pelo Círculo Eleitoral de Braga, hoje, em Barcelos, durante a visita aos Hospitais de Barcelos e de Guimarães, acompanhado pelos também candidatos Palmira Maciel, Pedro Sousa, Nuno Martins, Pedro Costa e Anabela Alves.
Em nota enviada à nossa redação, a gabinete de campanha sublinha que «ao longo dos últimos 8 anos, os governos do PS deram um novo impulso ao SNS, reforçando as suas valências e criando as bases orçamentais para a sua resiliência e sustentabilidade». Recorda que, «entre 2015 e 2024, o orçamento do SNS aumentou em mais de 5,6 mil milhões, contando hoje com cerca de 150 mil profissionais, mais 25% do que há oito anos».
José Luís Carneiro foi mais longe: «O nosso programa é claro, pois defendemos como prioridade o investimento no Serviço Nacional de Saúde, na dimensão pública do SNS, mas defendemos também a complementaridade deste com o Setor Social, nomeadamente as Misericórdias e as IPSS, e também com o setor privado».
Em relação à PPP Braga, José Luís Carneiro afirmou veemente que «oi o parceiro do Estado que entendeu não renovar a parceria. Esse parceiro exigia mais recursos financeiros e, na avaliação custo-benefício feita pelo Estado, chegou-se à conclusão que essas exigências não eram comportáveis. Não quero com isto dizer que, no futuro, o titular da pasta não possa reavaliar e decidir renovar uma parceria dessa natureza. Mas reitero que não foi o Estado que não quis renovar».
Sobre a atual resposta do SNS, o cabeça de lista do PS explicou que «neste momento, temos em curso um conjunto de parcerias muito amplas com o Setor Social para os exames de diagnóstico, para as consultas e para as cirurgias, sobretudo, de ambulatório. Essa resposta já existe e poderá ser reforçada. A relação com os privados já existe e é para manter» e indicou as prioridades do Plano de Ação para Portugal Inteiro «as nossas prioridades para o SNS são claras. Queremos melhorar os cuidados primários de saúde incluindo a medicina dentária, a oftalmologia, a nutrição e psicologia. A melhoria destas respostas vai aliviar a sobrecarga dos hospitais».
José Luís Carneiro e a comitiva socialista estiveram também no Hospital de Guimarães para visitar a ampliação das urgências, «um investimento de cerca de 4M€ com financiamento do PT Norte 2020, e verificar a aposta na saúde mental, com um investimento de cerca de 2,7M€, com financiamento do programa CARNMI, para melhoria do Ambulatório e Ampliação do Internamento».
No final das visitas, referiu ainda «estão em curso projetos para ampliar a capacidade do hospital de Braga, em articulação com o futuro novo hospital de Barcelos. Temos também no distrito um novo Centro de Saúde, o de Vieira do Minho, edificado de raiz, que contou com 990 mil euros de financiamento europeu através do Programa Operacional Norte 2020».
ovilaverdense@gmail.com