DESPERDÍCIO ALIMENTAR (Esposende)

DESPERDÍCIO ALIMENTAR (Esposende) -

Esposende propõe lampreia e clarinhas para o fim-de-semana gastronómico e sugere: «leve as sobras das refeições»

Em fim-de-semana gastronómico “Março com Sabores do Mar”, que decorre este sábado e domingo, o Município de Esposende vai desenvolver uma campanha de sensibilização com vista ao combate ao desperdício alimentar na restauração.

Intitulada “Leva-me contigo”, esta campanha visa incentivar os clientes a consumirem na restauração concelhia e a levarem consigo as sobras das refeições.

«Pretende-se, deste modo, desfazer o mito de levar sobras para casa, salvaguardando a questão ambiental e a economia das famílias. Os empresários, por outro lado, darão o seu contributo ao assumir este compromisso socialmente responsável e amigo do ambiente», refere nota da autarquia.

E acrescenta: «Não obstante esta pática já ter sido adotada por algumas unidades de restauração concelhias, a expetativa do Município é que a medida alcance maior escala, com cada vez mais clientes a aproveitaram os excedentes das refeições. Aos restaurantes aderentes, a Câmara Municipal vai oferecer embalagens (couvetes) caraterizadas alusivas à campanha».

DESPERDÍCIO ALIMENTAR

O desperdício alimentar é responsável pelo desperdício de recursos como a água. Efetivamente, 25% da água doce do mundo é utilizada para cultivar alimentos que nunca vão ser consumidos, sendo que 1/3 de todos os alimentos produzidos anualmente no planeta não são consumidos.

Em média, cada português desperdiça, por ano, mais de 180 kg de comida. Em 2023, cada português perdeu, em média, 28 euros por mês com o seu desperdício alimentar. Ou seja, num agregado familiar de 3 pessoas corresponde a mais de 1000 mil por ano.

ovilaverdense@gmail.com

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE