Esposende lançou o concurso “Fish Chefe” para 230 alunos. Aprender a cozinhar peixe e a integrar o peixe na dieta são alguns dos objetivos. O evento é integrado na iniciativa “Março com Sabores do Mar” e no Programa de Sustentabilidade Alimentar – Geração S.
O concurso Fish Chefe é direcionado para os alunos do 3.º Ciclo do Ensino Básico do concelho.
O desafio para confecionar pratos de peixe foi aceite por 230 alunos (120 inscrições) dos agrupamentos de escolas António Correia de Oliveira e António Rodrigues Sampaio e da Escola Secundária Henrique Medina.
As eliminatórias decorrem nas instalações do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), em Esposende, estando a avaliação a cargo do Chefe Rogério Ferreira, docente da Escola Profissional de Esposende.
Como base estão critérios como a sustentabilidade e proveniência dos produtos, o tipo de método de confeção usado, privilegiando os considerados saudáveis, as técnicas de redução do desperdício alimentar, criatividade e o custo associado aos ingredientes, privilegiando receitas com acessíveis.
A final do concurso realiza-se no dia 21 de março. A maioria dos jovens que participam no concurso nunca tiveram contacto direto com a cozinha, por isso “a iniciativa é deveras enriquecedora e fundamental para que desenvolvam hábitos saudáveis, iniciem práticas culinárias e ganhem gosto pelo consumo de peixe”, assegura o Município.
ovilaverdense@gmail.com