O lobo ibérico é uma espécie «em perigo». Este foi o mote para a palestra sobre “O Lobo Ibérico e a Gestão do seu Habitat”, que decorreu na Escola Básica de Vila Verde, com a participação de Cindy Loureiro e Gonçalo Brotas, da Associação de Conservação de Habitat do Lobo Ibérico. Foi mais uma iniciativa no âmbito da 5ª Feira da Ciência e Tecnologia de Vila Verde.
Na sessão Cindy Loureiro falou sobre esta subespécie endémica da Península Ibérica, as suas características, a sua alimentação, o seu habitat e alguns aspetos fundamentais para a sua conservação, referindo “O lobo (Canis lupus, Linnaeus 1758) é um mamífero da família dos canídeos.
Carnívoro de grande porte, apenas ultrapassado na Europa pelo urso pardo, é o canídeo selvagem de maiores dimensões da atualidade.
O lobo ibérico (Canis lupus signatus, Cabrera 1907) é a subespécie endémica da Península Ibérica. Em Portugal possui o estatuto de conservação de espécie “Em Perigo” (EN) sendo considerada prioritária.”
Na apresentação foi, ainda, dado a conhecer alguns dos projetos que a ACHLI desenvolve em prol da conservação do seu habitat. Em relação aos projetos o Técnico Gonçalo Brota salientou que «todos os projetos têm em consideração o estado atual das alcateias das áreas para onde estão previstos, assim como a sua envolvente socio-económica, aspeto muitas vezes determinante para o sucesso da sua implementação. Atualmente a ACHLI definiu duas zonas de intervenção onde serão implementados os projetos: Sul do rio Douro e Alto Minho».
Participaram nesta palestra docentes, discentes e publico em geral e contou com um debate muito participativo e interessante sobre esta espécie “Em Perigo”.
De referir que a Feira da Ciência & Tecnologia é uma iniciativa da Casa do Conhecimento de Vila Verde com os Centros de Ciência Viva na Escola da Escola Secundária de Vila Verde, dos Agrupamentos de Escolas de Moure e Ribeira do Neiva, de Prado e Vila Verde, em colaboração com a Escola Profissional Amar Terra Verde e vários parceiros.
ovilaverdense@gmail.com