“Contribuir para um concelho mais verde e um futuro melhor para todos” foi o desafio deixado aos alunos da Escola Básica de Prado que participaram, esta quinta-feira, nas comemorações do Dia Mundial da Árvore e da Poesia, com a plantação de árvores nos jardins daquela escola concelhia.
Com a ajuda da Equipa Municipal de Intervenção Florestal, os alunos plantaram várias árvores, numa ação que incluiu também a declamação de poemas de diversos autores e recitais de “Abril”.
“Plantar uma árvore é um ato de valorização da vida. Daqui a uns anos, quando voltarem cá, com os vossos filhos, poderão ver o bom resultado do trabalho feito hoje”, sustentou a presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Júlia Fernandes, que esteve presente na iniciativa acompanhada pelos vereadores Manuel Lopes e Patrício Araújo.
Os alunos da Escola Básica de Prado tiveram, ainda, a oportunidade de assistir e participar numa demonstração de meios de proteção e combate a incêndios, uma iniciativa que contou com a colaboração dos Bombeiros Voluntários de Vila Verde, UEPS da GNR de Vila Verde, da Associação Florestal do Cávado e do Serviço Municipal da Proteção Civil.
A jornada serviu igualmente para sensibilizar os jovens para as questões ambientais e para a importância de comportamentos responsáveis na preservação da natureza, seja alterando hábitos de consumo que geram desperdício, seja no tratamento e na separação dos resíduos.